-
Arquitetos: Studio Miti
- Área: 330 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Spaceshift Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirada pelo hobby de cultivar bonsai, essa iniciativa criou um espaço de aprendizado em Ratchaburi, Tailândia, onde entusiastas podem se reunir e trocar experiências. O projeto inclui um café, uma área de aprendizado e acomodações.
O projeto está situado na frente da antiga casa, utilizando o espaço aberto que antes era um jardim em frente à estrada. O arquiteto desenhou um edifício em forma de L, criando um espaço aberto que se conecta com a área da casa original. Isso melhora a eficiência e evita que a casa antiga fique apertada. Grandes árvores foram plantadas para oferecer sombra e manter o edifício fresco. O prédio foi elevado acima do nível da rua para garantir que seja visível e facilmente reconhecível. O projeto visa evitar o uso de ar-condicionado na cafeteria e nas áreas de aprendizado, aproveitando a elevação do edifício para maximizar o resfriamento natural pelos ventos.
O ipê-amarelo foi escolhido para este projeto arquitetônico por causa de sua densa folhagem e flores que mudam com as estações, adicionando interesse visual ao edifício durante o ano todo. Além disso, a sombra da árvore cria um ambiente agradável e funcional de luz e sombra durante o dia. O ipê-amarelo também é usado como material natural na construção do projeto.
A estrutura de aço branca faz com que o edifício pareça leve e arejado, combinando bem com outros materiais. Os amplos vãos entre as colunas permitem um uso flexível do espaço interno. O arquiteto ajustou a inclinação do telhado para alinhar com a direção do sol, ajudando a manter o caráter da casa. Além disso, as áreas funcionais do edifício estão bem conectadas com o espaço externo, proporcionando uma continuidade agradável e um ambiente sombreado.